Disposta a ampliar seus investimentos em função do ciclo mundial de alta das commodities, em 2009 a VALE iniciou a implantação do maior projeto de minério de ferro do mundo, o S11D. Aproveitando os altos índices de pureza do minério das minas de Carajás, a VALE pretendia aumentar sua produção na localidade para incrementar sua competitividade no mercado.
Além de toda esta expectativa, para lidar com a crescente pressão social e ambiental, a VALE inovou no planejamento do empreendimento, utilizando uma abordagem de Fazer mais com Menos, como por exemplo:
• O Processo de beneficiamento do Minério não utiliza água, reduzindo os impactos ambientais e os obstáculos no licenciamento ambiental;
• Os prédios da Usina foram projetados e construídos em módulos fora do Parque nacional de Carajás, reduzindo o número de profissionais trabalhando dentro da área de proteção ambiental e os custos de logística;
Além disso, a própria Usina de Beneficiamento de minério foi montada fora do Parque nacional de Carajás, sendo esta ligada à Mina por uma Esteira Rolante de aproximadamente 40 km.
• Para a operação na Mina, em que tradicionalmente são utilizados dezenas de caminhões fora de estrada, foi desenvolvido um sistema de esteiras móveis que abastecem a esteira principal. Desta forma, os caminhões são descartados e, consequentemente, os riscos de acidente são drasticamente mitigados e a produtividade da Mina é incrementada.
Foi com esta mesma visão inovadora, de Fazer Mais com Menos, que a direção da VALE optou para abordar a organização e implantação de seus processos de trabalho. Com o apoio da Venture, que atuou desde o início do Projeto, foi possível realizar um minucioso planejamento e organização dos Recursos de TI (comunicação, hardwares e softwares) para atendimento as demandas deste arrojado empreendimento.
Uma vez aprovado e iniciado o projeto o desafio da VALE seria implantar todos estes recursos, considerando o desenho e implantação dos processos, elaboração de Instrumentos Normativos e especificação e implantação dos sistemas definidos.
Quais os desafios que a Venture enfrentou?
– Elaborar um Planejamento detalhado dos Recursos de TI (Hardware, Software e Telecomunicações) necessário para atender à Demanda do Projeto S11D;
– Desenhar, implantar e monitorar os processos de trabalho das áreas de Gestão de Contratos e Medição, Qualidade, Engenharia, Obras e Materiais, com foco em: Fazer mais com Menos;
– Elaborar os Instrumentos Normativos relacionados aos Processos de Trabalho implantados para normatizar as atividades das equipes;
– Especificar e apoiar a implantação dos sistemas definidos do Planejamento de Recursos de TI.
Como a Venture superou os desafios:
Com ampla experiência em empreendimentos similares, a Venture utilizou seu acervo de referências para, de forma rápida, apoiar o planejamento e dimensionamento dos recursos de TI necessários. Desta forma, foi possível fornecer à VALE uma previsão dos custos relacionados à este investimento para agregar ao valor total estimado para o empreendimento.
Com a aprovação deste orçamento, o trabalho se focou no desenho e consolidação dos processos de trabalho, iniciando pelas disciplinas de Gestão de Contratos e Medição e Materiais, áreas com maiores riscos de problemas de governança.
Nesta etapa, o acervo de processos da Venture foi crítico para agilizar as discussões e o consenso sobre os Fluxos, realizando as discussões a partir de modelos de mercado.
Na sequência, o trabalho foi ampliado para as áreas de Qualidade, Engenharia, Obras e Saúde e Segurança e os sistemas começaram a ser implantados, sempre buscando atender a orientação de Fazer Mais com Menos.
Com o objetivo de buscar uma visão integrada dos processos de trabalho e permitir controles similares sobre estas atividades, optou-se pelo desenvolvimento de uma ferramenta interna para suportar a execução, controle e acompanhamento da maior parte dos processos implantados.
A partir deste conceito, os processos passaram não só a serem automatizados, como também as metas para a execução das atividades foram incorporadas ao sistema, permitindo o monitoramento dos indicadores dos processos e alertando as lideranças sobre os prazos vencidos.
Em paralelo a estas implantações, a Venture atuou na elaboração e revisão dos Procedimentos para normatizar as atividades das equipes, elevando ainda mais o patamar de Governança do empreendimento.
Resultados Alcançados:
Com o trabalho realizado pela Venture, em conjunto com a equipe do Projeto, a VALE atingiu a expectativa de Fazer Mais com Menos, automatizando mais de 15 dos Processos-chave do empreendimento, destacando os processos de Medição e Administração de Contratos, acompanhamento das contratações, Recebimento, Estocagem e Aplicação de Materiais.
Além disso, em função dos processos desenhados, ferramentas implantadas, Procedimentos definidos e monitoramento dos indicadores de desempenho, a VALE absorveu rapidamente a Cultura de processos, unificando a forma de trabalhar das equipes e ajudando a Direção da empresa no acompanhamento do desempenho dos processos e na adoção das ações corretivas.
Por fim, a visão de governança que permeou o trabalho, reduziu a exposição da empresa a riscos e fraudes e adequou os controles corporativos aos padrões exigidos pela Corporação.
Depoimento do Cliente: |
“Para encarar este desafio, contamos com o suporte e experiência da Venture e com isto, conseguimos obter resultados rápidos na implantação e controles dos nossos principais processos, integrando as equipes deste relevante empreendimento da Vale.” |
Maurício Gasparini – Líder Executivo do Projeto S11D |
Cases Recentes: