Em 2008 o mercado americano enfrentou uma forte crise, provocando quedas generalizadas nas bolsas de todo mundo e muitas incertezas sobre a economia global.
Nesta época, visando entender e sugerir iniciativas que possibilitassem reduzir custos dos Controles Internos, sem comprometer a confiança e os controles das empresas, o grupo GRCNews.org realizou uma pesquisa para listar as recomendações mais recorrentes de profissionais de auditoria e de órgãos de regulação de mercado como a SEC (Securities and Exchange Commission), entre outros.
O incrível é que, mesmo tanto tempo depois, verificamos o quanto estas recomendações ainda são pertinentes ao cenário atual, de forte crise econômica, pela qual as organizações brasileiras estão passando.
Vejam algumas das recomendações elencadas na pesquisa na época:
Revisar e avaliar os atuais e futuros controles internos estratégicos. É fundamental para a estratégia de reduzir custos: eliminar os controles redundantes e definir quais controles estratégicos são suficientes. Os controles internos devem ser alinhados com a reavaliação dos riscos dos negócios.
Automatizar os testes com ferramentas especializadas e conceituadas agiliza o processo para alguns controles. O reforço de indicadores e o monitoramento aumenta a confiança do controle.
Adotar uma abordagem top-down, baseada nos riscos que incidem sobre os controles que irão prevenir ou detectar erros que causem grandes impactos para a organização. Para reduzir custos, controles que não são suscetíveis de conduzir um impacto empresarial relevante não devem ser considerados. Quanto maior for o risco a ser mitigado, maior a ênfase em analisar e testar.
Documentar os processos e controles de forma clara, objetiva e transparente otimiza o gerenciamento dos testes de controles, facilitando o entendimento pelas equipes. As atualizações dos documentos devem ocorrer sempre que o processo for revisado.
Após a publicação deste artigo já se passaram mais de 8 anos e o que se pode constatar é que as recomendações feitas ainda são cabíveis para todas as organizações brasileiras (grandes, médias e pequenas) que buscam reduzir custos com seus Controles Internos. Confira o post na íntegra, no site do GRC News.
A Venture é uma consultoria focada na Gestão de Processos e Desempenho, alinhada com práticas de GRC.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Venture apoia seus clientes na implantação de iniciativas que aumentam sua competitividade e transformam seus negócios, simplificando tarefas e garantindo os controles gerenciais adequados.
Parceiro estratégico da Venture, a Softexpert é uma empresa líder de mercado em soluções para a excelência na gestão, fornecendo softwares e serviços para o aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar, governança corporativa e muito mais. E tudo isso, em uma solução única e integrada.
Entre em contato conosco e saiba como reduzir custos de sua empresa através da gestão de processos e sobre como a Venture e seus parceiros podem agregar valor ao seu negócio!
Publicações Recentes: