Falar em fazer mais com menos é fácil, por isso nesta publicação trouxemos uma notícia da Folha de São Paulo, que apresenta casos interessantes de como a melhoria de processos pode ajudar sua empresa a sobreviver em tempos de crise.
Através do Projeto Indústria Mais Produtiva da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), diversas empresas do Rio Grande do Sul tiveram a oportunidade de conhecer, analisar e revisar seus processos de trabalho, objetivando reduzir custos e elevar sua produtividade.
Para facilitar para você, destacamos abaixo 3 exemplos citados na matéria de como a melhoria de processos pode transformar seu negócio, mas não deixe de conferir todo seu conteúdo no site da Filha de São Paulo, clicando aqui:
FÁBRICA DE REFRIGERADORES
ANTES: O galpão tinha excesso de estoque, mas faltavam peças na montagem, e muitas chegavam com defeito. Com isso, o embalador perdia horas reparando o produto. A produção poderia ultrapassar uma hora e 40 minutos
DEPOIS: Uma linha de montagem foi criada, estoques desnecessários, tirados do chão da fábrica para liberar espaço e as bancadas de trabalho foram reorganizadas. A configuração do equipamento caiu para 35 minutos
RESULTADO: Crescimento no faturamento de R$ 138 milhões por mês
FÁBRICA DE EQUIPAMENTOS
ANTES: Os funcionários andavam, em média, 316 metros para montar cada equipamento, o equivalente à extensão média de três campos de futebol. Gastava-se uma hora e 20 minutos para cada equipamento produzido
DEPOIS: Após mudanças nas estações de trabalho e na organização das peças, a distância caiu para oito metros, e o tempo total para a finalização do produto diminuiu para 28 minutos
RESULTADO: A otimização do tempo resultou numa economia de R$ 17 mil por mês
FÁBRICA DE BRINQUEDOS
ANTES: Na linha de montagem de camas elásticas, havia excesso de estoque, desordem no material e estações de trabalho inadequadas. Lonas ficavam no chão, os funcionários tinham que arrastá-las.
DEPOIS: As lonas foram suspensas em ganchos, liberando espaço e facilitando o manuseio. As bancadas foram reposicionadas e ganharam gavetas. O estoque de peças semiprontas foi organizado e baixou de 700 para 150.
RESULTADO: Aumento de 600 para 765 camas elásticas produzidas por mês.
Em nossos outros artigos e cases você irá encontrar mais materiais sobre como a Melhoria de Processos pode auxiliar sua empresa neste momento de crise e entenderá como a Venture pode lhe ajudar a reduzir e racionalizar seus custos e elevar sua competitividade.
Agende uma visita conosco e saiba mais sobre como podemos transformar seu negócio.
Publicações Recentes: