Confira a seguir 6 dicas importantes para comandar sua empresa em um cenário de crise econômica, através da Gestão Orçamentária associada à Gestão de Riscos.
Quando se fala em orçamento, concentre-se em itens relevantes. Não perca tempo contando clipes de papel ou verificando os custos do cafezinho oferecido aos empregados. Isso é um desperdício de energia, pois dificilmente representará uma significativa melhoria dos resultados empresariais.
Procure simplificar sua Gestão Orçamentária e concentre seus esforços nos itens relevantes, procurando utilizar métricas consagradas. Baseie suas decisões em práticas de mercado que, normalmente, são mais rápidas, mais consistentes e permitem que você se foque nas áreas que podem realmente melhorar o desempenho dos negócios.
Este é um dos pontos altos do orçamento! Depois de pronto, compare suas projeções com o mercado e seus principais concorrentes. Assim você pode identificar os pontos fortes de sua empresa, frente à concorrência, e também oportunidades de melhoria.
O processo de planejar, orçar e definir metas e planos de execução é incrivelmente valioso. Se você estiver no comando de um processo orçamentário para o seu departamento ou unidade de negócio, bloqueie o seu calendário, feche a porta e dedique-se apenas a isso.
Esse processo é difícil de ser realizado aos trancos e barrancos. É necessário que você construa uma imagem de como você vê o negócio e, em seguida, discuta com seus pares para obter uma visão completa e exija a contribuição e comprometimento de todos.
Na realidade, fazer na hora certa significa fazer a toda hora. A Gestão Orçamentária, usualmente, é rotulada como um “ritual anual doloroso”, mas ela precisa ser na prática um “hábito continuo e prazeroso”. Estabeleça acompanhamento diário e revisões trimestrais ou semestrais.
Conheça seus riscos (positivos e negativos): identifique possíveis incertezas e faça um planejamento para controlá-las ou aproveitá-las. Não conte com a sorte para o sucesso de seu negócio.
Nunca dispomos de 100% das informações necessárias para a tomada de decisões, o que caracteriza a incerteza. As incertezas inerentes ao negócio e seus processos não podem ser negligenciadas.
Por isso, adote uma postura preventiva. Afinal, seu plano orçamentário pode ser ótimo, mas uma incerteza desconhecida pode inviabilizar o atingimento das metas.
Um bom processo de GRC (Governança, Risco e Conformidade) pode trazer vários ganhos para sua empresa, sem contar a tranquilidade para gestão e credibilidade que passa ao mercado.
Quais são suas ferramentas de gestão atuais? Sua empresa está obtendo o máximo proveito delas? Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na segurança, agilidade e assertividade das informações.
Além disso, planilhas não foram concebidas para suportar a Gestão Orçamentária, elas são ferramentas de produtividade pessoal e não de toda a empresa.
Há várias ferramentas disponíveis com preços bastante acessíveis, que rodam em plataforma web, sem necessidade de grandes investimentos ou configurações técnicas. Soluções como estas permitem a criação de orçamentos de forma colaborativa, com total integração com o ERP utilizado em sua empresa e armazenamento seguro das informações.
Além disto, com uma boa solução é possível realizar Simulações e Revisões de Cenários em real-time, analisar DRE, Balanço, Indicadores de Desempenho e relatórios de apoio a Área Financeira (Fluxo de Caixa).
Lembre-se, você precisa concentrar seus esforços na análise e simulação do conteúdo e nas tomadas de decisão, não na consolidação dos dados.
Os orçamentos são muitas vezes apresentados na 11ª hora, para cumprir prazos artificiais. Ninguém gosta desta abordagem e, claramente, ela não atinge aos objetivos propostos.
Processos de Planejamento e Gestão Orçamentária devem unir múltiplas metas de diversas áreas, através da discussão em grupo interativo, sempre com uma visão holística de toda a organização.
Em muitas organizações de sucesso, os orçamentos iniciais são revisados durante encontros e seminários com os gestores de áreas, promovendo o diálogo e o modo de pensar coletivo, e proporcionando uma narrativa para apoiar os números.
O processo COLABORATIVO, onde toda a equipe é chamada a colaborar e a se comprometer com os resultados, tem sido uma ferramenta eficaz nessas empresas. Três indivíduos vão pensar três coisas diferentes ao visualizar a mesma proposta, então, por que não falar sobre isso?
Após envolver toda a equipe no processo de Planejamento Orçamentário, divulgue e obtenha consenso sobre os objetivos esperados e exija comprometimento, em todos os níveis da organização.
Implante a cultura do orçamento permanente e mantenha o processo orçamentário como um fluxo contínuo, através de acompanhamento diário e revisões trimestrais e semestrais, em que sejam examinados e comparados os resultados reais versus os planejados e históricos. Inclua também a metodologia do Forecast.
Caso sua empresa ainda não possua um sistema empresarial para apoiar o Planejamento e a Gestão Orçamentária, considere, em médio prazo, a incorporação de uma ferramenta com fluxo de trabalho automatizado, colaborativa e com apoio de uma área de controles internos.
Adote a política do PDCA e implante os conceitos da melhoria continua também em seu processo de Gestão Orçamentária. A cada ciclo de elaboração ou revisão, o orçamento deve ser mais rápido e fácil de ser realizado e os resultados devem ser cada vez mais próximos do que foi planejado.
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