Venture Consultoria - Gestão de Processos

7 Perguntas sobre o Planejamento Estratégico

Gestão de Processos – 7 Perguntas sobre o Planejamento Estratégico

PORQUE FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
“Penso, logo existo”.

Para a gestão eficaz de uma empresa, não basta que ela exista. É fundamental que ela se conheça profundamente antes de desenvolver produtos ou investir recursos.

Traçar uma história de sucesso e perpetuidade começa através de seu autoconhecimento, ou seja, ter clareza de suas potencialidades, de suas fraquezas e de seus valores.

Ao elaborar o Planejamento Estratégico considere que Missão, Visão e Valores não são frases para se colocar no site. São, na verdade, o alicerce para desenvolver a Cultura Organizacional, através do qual, Acionistas, Funcionários e Clientes se sentem recompensados por pertencer a Organização.

PARA QUE FAZER?
“Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve”.

Essa máxima não deve ser usada por aqueles que têm aspirações na vida. Uma organização com pretensões de sucesso e perpetuidade buscará continuamente identificar seu lugar no futuro.

Mas não pense em dar saltos de canguru, planeje o seu futuro como uma consequência de muito esforço e aprendizado e não deixe de olhar um pouco para o passado, tirando os ensinamentos do que foi feito errado e do que foi feito certo.

Elaborar seu Planejamento Estratégico, estabelecendo onde a organização quer chegar e em que condições ela estará no futuro, não é uma tarefa simples, esse é o momento para envolver toda a sua equipe de gestores.

A maioria das organizações não planeja fracassar, fracassa por não planejar.

COMO FAZER?
“Planejar é saber por onde se pode pisar, sem correr riscos de afundar”.

Caso a organização saiba onde quer chegar, então é a hora de usar muita estratégia e avaliar seus recursos para chegar lá. As metas e os objetivos deverão ser definidas com muita certeza, de forma priorizada e devidamente alinhadas com as principais habilidades e recursos da organização.

Trabalhar muito para garantir a identificação de todos os riscos associados às metas e objetivos e, estabelecer respostas para esses riscos, será fundamental para alcançar o sucesso da organização.

COM QUEM FAZER?
“A união faz a força”.

Sozinho você não chegará a lugar nenhum.  Integrar toda a equipe, disseminar por toda a organização o Planejamento Estratégico é a melhor forma de começar a vencer o desafio. O líder é o principal protagonista desta integração. É ele quem insere todos no processo e os mantém motivados e cientes do papel de cada um e das metas e objetivos que deverão ser conquistadas.

Neste ponto, é fundamental deixar claro que o alcance das metas estabelecidas será uma conquista de todos e todos serão recompensados pelo sucesso. Estabeleça os prêmios.

BASTA PLANEJAR?
“O olho do dono engorda o gado”.

Uma vez estabelecido e iniciada a sua execução, o Planejamento Estratégico precisa ser monitorado constante e continuamente. Aqui o provérbio se encaixa perfeitamente, considerando que todos na organização são os donos do Planejamento Estratégico. Ter uma visão holística, definindo os indicadores de desempenho e monitorando o desempenho a cada avanço será fundamental para garantir que tudo está no rumo certo.

Caso seja necessário corrigir o rumo, é hora de cobrar os responsáveis e exigir mais empenho. É neste momento, também, que devem ser tomadas as decisões para eliminar os gargalos, realocar recursos, segurar ou liberar mais etapas, visando à retomada do rumo correto.

QUANDO COMEMORAR?
“Já imaginou se cada conquista fosse comemorada como um gol?”

Bem, não precisa tanto, mas é muito importante incentivar e parabenizar pelos avanços conseguidos.   As organizações devem comemorar toda e qualquer conquista independente da grandiosidade dela. Não espere bater a meta para comemorar, comemore cada obstáculo conquistado, cada novo cliente, cada contrato recuperado. Estas comemorações unem a equipe, fazem as pessoas se sentirem reconhecidas e recompensadas.

Reúna a equipe, distribua cartazes, mande emails, cumpra com os compromissos de premiação assumidos. Isso encoraja e dá força a todos para correrem atrás dos objetivos estabelecidos.

ACABOU?
“Começar de novo.”

Lembra-se da canção? Uma organização moldada para o sucesso deve compreender que o planejamento estratégico é uma ferramenta de uso contínuo. Não tem fim, muito pelo contrário, se renova a cada momento. O mundo dos negócios globalizados sofre mudanças a toda hora, assim é preciso estar antenado e atualizar seu planejamento estratégico sempre que oportunidades e ou ameaças forem percebidas.

Criar o hábito de planejar com qualidade desenvolve uma cultura organizacional voltada à busca de resultados positivos e contínuos. O Planejamento Estratégico quando feito com qualidade não representa perda de tempo, na verdade é uma economia de tempo.

Publicações Recentes:

  • Processo de Compras - Processo de Suprimentos
    O Processo de Compras da sua empresa é assim?
  • Gestão de Contratos - Processo de Contratos
    A Gestão de Contratos da sua empresa também é assim?
  • Benefícios da ISO
    Conheça e se prepare para os Desafios e Benefícios da ISO 2015
  • Revisão da ISO
    Revisão da ISO - A visão do certificador sobre as mudanças
  • Programa de Compliance Anticorrupção
    Programa de Compliance Anticorrupção, sua empresa tem um?
  • Planejamento Financeiro Empresarial - Sysphera
    Evento sobre Planejamento Financeiro empresarial em Resende
ENTRE EM CONTATO COM A VENTURE
X

Pin It on Pinterest

X